FANDOM

Mudanças sistêmicas são mudanças de larga escala na sociedade, especialmente mudanças no sistema econômico e político.

Embora grande parte das organizações e intervenções apoiadas pelo movimento sejam dedicadas a aliviar as condições de pessoas vivendo em pobreza extrema e animais sofrendo maus tratos, há limitações sobre o alcance transformador deste tipo de intervenção. Mudanças em setores mais estruturais como valores culturais, leis, políticas públicas, incentivos e sistema político e econômico possibilitariam influenciar as causas destes problemas de maneira muito mais profunda.

Mudanças sistêmicas podem ser feitas de maneira mais gradual (reformas) ou mais abrupta (revoluções).

A causa de mudanças sistêmicas no movimento de AE

Projetos de mudança sistêmica relacionados ao movimento

  • Um grande foco do movimento de AE como um todo, mas principalmente da GiveWell, da Giving What We Can, da The Life You Can Save e da 80000 hours é o de mudar a cultura de filantropia, promovendo que as pessoas doem mais e sejam críticas e atentas ao impacto das suas doações [1].
  • A Giving What We Can já aconselhou o governo do Reino Unido a respeito de ajuda internacional [1], representando uma pequena conquista na área de políticas públicas.
  • A GiveWell tem como um de seus maiores objetivos mudar a forma como organizações filantrópicas declaram suas ações com transparência, medem seu impacto e analisam seus sucessos e fracassos na sua missão [1].
  • O Open Philanthropy Project pesquisa e financia projetos nas áreas de políticas de imigração, reforma da justiça criminal, desenvolvimento internacional e macroeconomia [1].
  • O Global Priorities Project pesquisa prioridades de reformas para governos, e seu custo-benefício [1].
  • Diversas organizações atuando na causa animal atuam no lobbying sobre leis de regulamentação de bem-estar, ou na promoção de uma cultura que atribua importância moral aos animais [1].
  • Organizações voltadas para a prevenção de riscos catastróficos e existenciais pesquisam e se dedicam a políticas públicas de regulamentação de novas tecnologias e instituições que diminuam o conflito internacional [1].
  • Diversos membros do movimento estão se encaminhando para carreiras políticas, think-tanks,

ou criando organizações e empresas sociais voltadas a gerar impacto na sociedade [1].

Posição do movimento em relação a mudanças sistêmicas

O movimento de AE não tem posicionamentos ideológicos oficiais além de seus princípios, fazendo com que seus membros apresentem uma diversidade de alinhamentos políticos e sociais. A busca por formas mais eficazes de agir faz com que o movimento se foque nas formas de mudança sistêmica com mais evidências de eficácia e sobre as quais se sabe mais sobre como proceder, fazendo com que as mudanças sistêmicas tendam a ser de reformas não de revolução [1]. Formas revolucionárias de mudança tem o ônus da prova de mostrar que sua efetividade provavelmente compensa seus custos e riscos, especialmente o de ser melhor do que o sistema atual e de efeitos de instabilidade após revolução.

Algumas formas de mudança sistêmica apoiadas por parte dos EAs

Note que não se tratam de posições oficiais e que há diversidade na comunidade a respeito do apoio e priorização destas medidas.

Veja também

Links

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 1,8 Effective altruists love systemic change - 80000 hours, julho de 2015.